Época Natalícia





Natal, época de prendas fofas e sorrisos cínicos. Época da maior árvore de Natal da Europa e de publicidade por tudo e por nada. Época do pai Natal…e da mãe Natal. Não vou falar das origens do pai Natal, pois aquela conversa da Coca-Cola, já todos nós ouvimos milhares de vezes. Contudo vou vos falar da mãe Natal e de toda a mística por de trás daquele sorriso inocente e branco. Ora bem a mãe Natal, e isto é mais que obvio, apareceu depois do pai Natal. Provavelmente a sua primeira aparição, foi uma invenção para justificar, a pergunta universal de “O que faz o pai Natal o resto do ano?” E claro que se tivessem sido mulheres a responder a pergunta, elas diriam: “A olhar pelos nossos meninos, para ver se eles se portam bem!” As crianças diriam: “A comer bolos e tomar conta das Renas!” Mas quem respondeu a esta pergunta foram os homens, que sem hesitarem disseram: “Ele passa o ano a comer a mãe Natal o maluco!” E assim foi.
Porque se forem a ver, ninguém fez a pergunta de “De onde vieram os duendes do pai Natal?” Porque como é óbvio, ninguém quer ouvir a resposta porca que os homens inventaram. Portanto, o homem mudou toda essa visão fofa do Natal. Contudo, foram as mulheres que iniciaram a mania de um presépio todo bonitinho com as figuras todas em barro! Não. Para o homem basta o raio de uma árvore e uma estrela no topo. A mulher decidiu inventar os enfeites, o presépio e os laços nos presentes. Assim cada um teve o seu papel no Natal actual.
Portanto, voltando ao tema principal, a mãe Natal. Todas as imagens que eu já vi dela, são todas o mesmo: Uma loira de peitos redondos, com um corpete vermelho e branco, e com as pernas de fora. E, está claro, aquele sorriso que diz entre dentes “Eu passo o ano a aturar este velhote de barbas brancas, obrigado pelo Natal único dia no ano inteiro em que me vejo livre dele.” Acho que no fundo escapamo-nos a pergunta essencial, “O que faz a mãe Natal no dia de Natal?” Deixo a pergunta no ar… Feliz Natal.

Um comentário:

Anônimo disse...

é me´zmu e´ztranhu....


um barrigudu d´aqeles (u pai Natal)ter uma loira d peitus redondus(iiam ser quadradus!)...........


debe ser ricu...

i ela ta a dar-lh u "golpe"

xiiii

´so faxu filmes!!

xD

Related Posts with Thumbnails