GOOGLE celebra hoje 13 anos

A Google está a celebrar hoje o 13º aniversário do motor de busca mais popular da Internet. Para comemorar a data foi criado mais um doodle.

Apesar de a Google considerar que o dia 27 de Setembro de 1998 é a data oficial do motor de busca, esta não coincide com a data real do seu 'nascimento'.

Os primeiros passos do projecto de Larry Page e Sergey Brin, na altura estudantes da Universidade de Stanford, foram dados em 1996, mas apenas dois anos depois é que o motor de busca viu a luz do dia.

Foi mais concretamente a 4 de Setembro de 1998 que os dois jovens apresentaram um pedido de criação da empresa, para 11 dias depois registarem o domínio google.com.

De acordo com os fundadores o nome Google vem da palavra «goo
gol», que corresponde ao termo matemático correspondente a 1 seguido de 100 zeros.

No ano em que a Google celebra os 13 anos do motor de busca, a empresa lidera este segmento e está presente noutras áreas bem distintas, dos dispositivos móveis, com o sistema operativo Android, à televisão, com o projecto Google TV, por enquanto com poucos resultados, mas que a gigante da Web quer alavancar no início do próximo ano, sem esquecer as aplicações como o Gmail ou a plataforma de blogues Blogspot.

Além dos sucessos, a Google teve também durante este período alguns percalços, com investigações em curso sobre possíveis práticas de abuso de posição dominante, na Europa e EUA, ou suspeitas de violação da privacidade dos cibernautas.

Actualmente o principal rival da Google é a rede social Facebook, mas também aqui a empresa criada por Segey Brin e Larry Page está a tentar a sua sorte com o lançamento recente do projecto Google+.

Para comemorar a data a Google resolveu criar mais um doodle. Desta vez as letras que formam o popular logótipo do motor de busca juntam-se em frente a um bolo de aniversário para cantar os parabéns à empresa, vestidas a rigor com chapéus de festa.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails