Pensamento para a vida...

Lembre-se desta história na próxima vez que ouvir um boato ...

Na Grécia Antiga, Sócrates foi abordado por um amigo...

- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos ?
- Espera um momento - disse Sócrates - antes de continuares, quero fazer-te um teste.

Chama-se o teste das 3 Peneiras.
- Teste das 3 Peneiras ?!
- Sim - continuou Sócrates - antes de me dizeres seja o que for acerca
do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer.
- A 1ª Peneira é a Verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é verdade ?
- Não ... eu só ouvi ...
- Tudo bem. - Disse Sócrates.
- Então não sabes se realmente é Verdade ou não.

Vamos tentar a 2ª Peneira - A Peneira da Bondade.
- Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo Bom?
- Nem por isso... Então Sócrates continuou.
- Queres dizer-me algo mau acerca dele mesmo sem saberes com certeza se é verdade ?
O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...

- Ainda tens a hipótese de passar o teste porque existe uma 3ª Peneira, a Peneira da Utilidade.
- O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil ?
- Acho que não.
- Bem... - Concluiu Sócrates - Se o que me queres dizer não é verdade, nem bom, nem útil para mim porque mo queres dizer ?!
O amigo estava envergonhado !

Esta é a razão pela qual Sócrates foi um grande Filósofo e um grande ser humano !!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Verdade Bondade Utilidade

Antes de 'vomitar', pensar..bastante útil de facto.

Joana disse...

ok

ok prometo q m vou lembrar!!

xD

Eduardo Jorge disse...

wow... fenomenal

Anônimo disse...

ya...

bem pensado...

Related Posts with Thumbnails