Perigo a 150/300 metros - Bêbados na Estrada

Cidade romena de Pecica começou a sinalizar as estradas com novo sinal de trânsito, depois do aumento do número de acidentes causados por ébrios a pé!




No total, são 10 os sinais que, apesar de estranhos num primeiro relance, não deixarão dúvidas aos condutores romenos da cidade de Pecica.

Um boneco de gatas no encalço de uma garrafa, que pela fraca condição física retratada se supõe de álcool, avisa os condutores que passem pela animada zona de restaurantes e bares da cidade para os perigos a que se expõem. E para que não subsistam hesitações na interpretação da mensagem, as autoridades acrescentam a legenda: “Atenção – Bêbados”.

Peter Antal, presidente da autarquia, garante que a medida nem sequer é inédita e que se inspirou no trabalho feito numa cidade alemã que em tempos visitou. Segundo explicou, a decisão foi tomada em Pecica, onde moram 13 mil pessoas, depois de as autoridades terem verificado que o número de acidentes causados por peões embriagados dispararam, alguns provocando vítimas mortais.

Ainda de acordo com Peter Antal, a responsabilidade pela maioria dos acidentes nem sequer é dos condutores, mas dos peões que deambulam pela cidade sem que tenham capacidade de tomar conta de si próprios. "Pensámos em várias opções para parar esta situação e decidimos que o primeiro passo a tomar deveria ser erguer estes sinais", explicou, citado pelo "Daily Telegraph". "Temos de avisar os condutores de que, por vezes, pessoas com pouco controlo das suas acções, podem aparecer repentinamente na estrada", concluiu.

Pecica, a cerca de 20 quilómetros da fronteira com a Hungria, e a 482 da capital romena, Bucareste, conjuga duas perigosas características: intenso tráfego rodoviário e uma animada diversão nocturna. Os habitantes de Pecica consideram a nova sinalética divertida.o


Texto e foto de sinal de trânsito in JN online, 11-3-2010

Um comentário:

Anônimo disse...

O que eu acho mesmo estranho é um sinal em inglês numa cidade romena...

magda

Related Posts with Thumbnails