A curta-metragem «Comando», de 10 minutos, com orçamento de 27 euros e recorrendo apenas a uma handycam digital, venceu o prémio «Melhor Filme Nacional» no Festival de Cinema de Arouca, entre outros galardões.
Uma equipa composta por uma dúzia de jovens Algarvios, a maior parte dos quais funcionários no mesmo supermercado, juntou-se para produzir um filme de guerra.
Filmada em dois dias, a produção custou 27 euros (gastos na produção de sangue falso e na compra de arame farpado e envelopes) mas tem vindo a arrecadar prémios pelo país fora ao longo do último ano e meio, incluindo «Melhor Produção Nacional de 2010» na gala anual do Shortcutz Lisboa, onde foi também nomeada para «Melhor Direção de Arte»; «Melhor Curta do Mês» no Shortcutz Porto; «Melhor Realização» no Festival de Curtas do Algarve; e ainda no passado mês de Setembro, «Melhor Filme Nacional» no 9º Festival Internacional de Cinema da Arouca.
Sinopse do filme:
No caos da guerra, um soldado está determinado a cumprir a sua missão: entregar uma mensagem no meio do campo de batalha.
“Comando” é uma curta na qual se procurou maximizar o valor de produção tirando partido dos melhores recursos que se conseguia disponibilizar gratuitamente na altura: acesso a réplicas de metralhadoras e a equipamento militar. Com esta conjugação foi fácil depreender que o cenário teria de ser um campo de batalha e para tal foi necessário cavar, à mão (à falta de melhor opção), uma trincheira com mais de 15 metros de comprimento, e arranjar um pequeno enredo que se adequasse ao mesmo.
O resultado é um filme de baixíssimo orçamento (custo total de 27,5 €, dispendidos na elaboração de sangue falso e na compra de arame farpado e envelopes) que exigiu a coordenação de uma equipa de cerca de 20 pessoas que trabalharam voluntariamente ao longo de dois intensos dias de filmagem.
Título | Comando |
Um comentário:
Obrigado pelo apoio.
Abraços de toda a equipa da
New Light Pictures
Postar um comentário